Faça sua inscrição
ou agende sua prova.
0800 725 2300
faculdadeúnica.com.br

CST em Petróleo e Gás

Título

Tecnólogo em Petróleo e Gás

Modalidade

Presencial

Turno e Funcionamento

Vespertino e Noturno

Local

Ipatinga

Carga Horária

2510 horas

Regime Seriado

Semestral

Descrição do Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Petróleo e Gás da Faculdade Única é oferecido no município de Ipatinga localizado na Região Metropolitana do Vale do Aço, a 210 km da capital do Estado de Minas Gerais, com vias de acesso rodoviário, ferroviário e aeroviário. A cidade apresenta uma população recenseada e estimada em 239.468 habitantes (Censo 2010). A população economicamente ativa é de 1,6% no setor primário, 41% no setor secundário e 55,6% no setor terciário e 1,2% para outras atividades. Tal porcentagem está contemplada nas 555 empresas industriais e cerca de 6.900 estabelecimentos comerciais e mais de 16.000 empresas prestadoras de serviços.

As atividades econômicas na região tiveram início com a exploração da madeira e posteriormente, em 1944, com a criação da Cia Aços Especiais de Itabira - ACESITA, hoje denominada APERAM. Em 26 de outubro de 1962 entrou em operação a Usina Siderúrgica Intendente Câmara (USIMINAS), em Ipatinga. A Celulose Nipo-Brasileira (CENIBRA) começou a operar na década de 70. Todo esse crescimento industrial consolidou o Vale do Aço como um dos mais importantes eixos econômicos do Estado. Segundo o censo 2010, o município de Ipatinga conta com um PIB de 6,34 bilhões de reais sendo 58% do setor industrial e 42% do setor de serviços. Desta forma, o município tornou-se um potente polo de atração para profissionais da área de tecnologia.

A Região Metropolitana do Vale do Aço possui um IDH de 0,803, superior ao de outras regiões do Estado e do Brasil. Ipatinga é um dos municípios que compõe a região metropolitana do Vale do Aço. Essa cidade foi uma das escolhidas pela Petrobras para desenvolver um polo industrial de fornecedores do segmento de petróleo e gás. A Petrobras definiu cinco projetos piloto de Arranjos Produtivos Locais (APL) formados por fornecedores que irão atender demandas de refinarias e do setor de construção naval ligada à área petrolífera.

Como a região metropolitana do Vale do Aço ainda não tem sua cultura voltada para petróleo e gás, mas para a mineração e siderurgia, há a necessidade da implantação de cursos que visem formar mão de obra qualificada para atuar no setor petrolífero. Não há ainda na região, instituições de curso superior que ofereçam cursos voltados para o setor de petróleo e gás.

O Curso Superior de Tecnologia em Petróleo e Gás terá as aulas ministradas no turno noturno. A carga horária total do curso será de 2510 horas distribuídas em seis períodos. Esse curso ainda não possui turmas em funcionamento.

Detalhes

ITEMDESCRIÇÃO
Período de Integralização
Mínimo: 3 anos ( 6 períodos)
Máximo: 6 anos (12 períodos)
Valor da mensalidade no primeiro período
R$ 717,91
Situação Legal
Autorizado

Contato

Coordenador

MSc. William Argolo Saliba

Telefone

(31) 2109 2300

E-mail

petroleoegas@unicaipatinga.com.br